JARU MOTOS

Polícia Militar reforça policiamento com uso de cães no Estado de Rondônia.

Na tarde desta quinta-feira (01) de julho, os cães farejadores: Índia (da raça pastor Alemão) e Fuzil (da raça Belga Malinois), que foram doados ao 8º Batalhão de Polícia Militar pelo Batalhão de Policiamento de Choque, no último dia 22 de junho, fizeram um treinamento continuado no posto da Polícia Rodoviária Federal em um comando de abordagem no município de Jaru.
Os cães farejadores foram levados por seus condutores Cb PM Moissés e Sd PM Campos, Operações com Cães, para dar apoio à PRF num comando de abordagem no combate ao tráfico de entorpecentes.
O cão policial é muito eficiente quando se trata de vistoria em ambientes de difícil acesso ou de grande amplitude, como, por exemplo, carretas, ônibus e sua atuação permite um rápido resultado na busca de ilícitos.
Treinados desde filhotes para adquirirem uma sensibilidade olfativa extremamente desenvolvida, os cães, após ouvirem o comando de “busca” vão à procura do entorpecente e quando o encontram são recompensados por seus condutores, com uma bola de tênis. Durante o treinamento para detecção de drogas, é explorada a memória associativa do animal e a busca pela recompensa. De maneira que no momento em que o cão detecta a “caça” (entorpecente) ele é recompensado com um brinquedo.
Durante o policiamento, o cão é um instrumento potencializador, pois torna o trabalho policial mais ágil e eficiente, uma vez que pode ser utilizado em variados tipos de ocorrências, reduzindo lesões e danos em respeito à vida humana.
O preparo para a atividade policial exige muito esforço e uma parceria entre condutor (policial militar) e o cão que apresentam comportamentos dóceis, mas são “feras” na arte de farejar.
Um cão policial atua em diversas frentes de serviço, seja na detecção de entorpecentes, busca, resgate e salvamento, policiamento ostensivo, bem como nas atividades de cunho social, educacional, recreativo ou terapêutico.

 

Fonte:P5/8ºBPM

Por: Rondônia em Ação.

MULTI CRÉDITOS
FLASH NET